O norueguês Kristian Blummenfelt, campeão olímpico do triatlo, conseguiu terminar um Ironman em menos de oito horas, feito nunca antes alcançado.
O triatleta conseguiu essa façanha na Alemanha, com o apoio de “lebres”. Mas o seu início nos 3,8 km de natação não foi o mais promissor pois ele demorou 48m21s, quando o tempo desejado era de 45 minutos.
Depois nos 180 km de ciclismo, Blummenfelt gastou 3h24m22s, melhorando o tempo previsto em 24 minutos.
A terminar, a maratona foi percorrida em 2h30m50s. No total, ele gastou 6h44m26s, tempo difícil de ser batido nos tempos mais próximos.
No final, Blummenfelt afirmou: “Tem sido difícil, mas consegui. Foram dois anos a planear alcançá-lo como equipa. É fundamental sincronizarmos como grupo e assim conseguirmos uma grande exibição em conjunto.”
O escandinavo havia estabelecido este objetivo, mas também conseguiu sagrar-se campeão olímpico do triatlo, campeão da World Series e campeão mundial de Ironman, num único ano.
Profissional desde 2016, o norueguês prepara as competições na sua terra natal, Bergen, onde às vezes é difícil treinar ao ar livre devido às baixas temperaturas. Mas isso não impede que durante a semana, ele nade 45 km, faça 400 km de bicicleta e 120 km de corrida.
Também a britânica Kat Matthews conseguiu o feito de ser a primeira mulher a completar um Ironman em menos de oito horas. A capitã do exército britânico completou a prova em 7h34m19s, tendo tido a ajuda de dez “lebres”.