A queniana Peres Jepchirchir, última vencedora da Maratona de Nova York, vai estar presente na próxima edição marcada para 6 de novembro, anunciou a Organização da prova.
A notícia foi agora divulgada, depois de Jepchirchir se ter classificado em quinto lugar, depois de ter caído na partida da prova de estrada com 10 km disputada no fim de semana passado na mesma cidade, com triunfo da etíope Senbere Teferi em 30m43s.
Jepchirchir é até agora, a única atleta, masculino ou feminino, a ter vencido as Maratonas Olímpica, de Nova York e Boston, sendo ainda bicampeã mundial da meia maratona.
“Estou muito animada para voltar a Nova York para defender o meu título e correr num tempo ainda mais rápido no evento deste ano”, disse Jepchirchir.
“Acredito que poderei fazer melhor e inspirar os próximos atletas, especialmente as mães jovens”, disse ela, também já mãe.
Em 2021 e nos JO de Tóquio, Jepchirchir conquistou o ouro, com um triunfo em 2h27m20s. Depois em Nova York em 7 de novembro, ela venceu em 2h22m39s, recorde do percurso.
E na edição deste ano da Maratona de Boston em abril, Jepchirchir derrotou a etíope Ababel Yeshaneh ao sprint, vencendo em 2h21m02s, com Ababel a quatro segundos.
Na próxima edição em novembro, são esperados 50.000 participantes.