Felix diz que a iniciativa é “a única razão pela qual senti vontade de voltar e correr nesta época”
Allyson Felix, a atleta olímpica mais medalhada da história do atletismo, conhecida pela sua defesa das mulheres e mães, lançou uma iniciativa que dá assistência infantil gratuita a atletas, treinadores e outros participantes no Campeonato Nacional dos Estados Unidos que está a decorrer em Eugene. A iniciativa é, disse ela à revista Time, a razão pela qual ela está de volta às pistas para se despedir esta época da modalidade.
Como é conhecido, ela manifestou-se com veemência contra a pressão que o seu ex-patrocinador Nike, lhe colocou para voltar a correr rapidamente após o parto. Depois de se separar da Nike, ela lançou a sua própria empresa de sapatos para mulheres, chamada Saysh.
Em 2019, Felix testemunhou no Capitólio sobre as disparidades raciais na mortalidade materna. Ela também fez parceria com a Athleta, que concordou em vender sapatos da sua marca.
Juntamente com a Women’s Sports Foundation e o Athleta’s Power of She Fund, Felix vai também abrir uma conta de subsídios no valor de dez mil dólares para cuidados infantis para atletas qualificados, depois de já ter concedido este ano, 200.000 dólares em subsídios para atletas de elite.
Felix foi mãe em 2018 da menina Camryn. Ela lembra-se de levá-la aos meetings quando era bebé e de ser grata por ter consigo a mãe para ajudar nos cuidados com as crianças. Felix também se lembra do seu companheiro de treino lutando para encontrar anos atrás, cuidados infantis em competições, e conheceu mulheres que optaram por não voltar a competir depois de ter filhos, devido à falta de atendimento disponível.
Após os JO de Tóquio, Felix diz que considerou a retirada. Ela foi encorajada pela colega ativista da igualdade de género Billie Jean King a regressar, a fim de criar uma iniciativa de assistência infantil no atletismo, na esperança de que fosse bem-sucedida e se espalhasse para outras modalidades e potencialmente, noutras indústrias. Uma creche em eventos de atletismo pode ter consequências imensamente positivas para a carreira dos atletas.
Felix diz que espera que o modelo de creche sem custo, se torne a norma em todo o atletismo.