João Vieira é o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Campeonatos Mundiais
A australiana Kelly Ruddick deve ser aos 49 anos, a competidora mais velha de sempre num Mundial de Atletismo. Ela foi selecionada pela Federação do seu país para os 35 km Marcha.
Será a estreia de Ruddick, depois de ter falhado a edição de 2015 devido a uma infeção no ouvido. “Isto significa muito mais para ela agora, do que significa para os outros, tenho a certeza”, disse o seu pai. “Sempre que ela teve uma hipótese, algo falhou.
“Ela pensou que estava tudo acabado. É uma conquista incrível, ela estar aqui novamente depois de todos estes anos.”
O marchador espanhol Jesus Angel Garcia é o atleta mais velho a competir num Campeonato Mundial, tendo disputado a sua 13ª edição, também aos 49 anos, em Doha, em 2019.
O português João Vieira é o atleta mais velho a conquistar uma medalha na história do Campeonato do Mundo quando conquistou a prata aos 43 anos na Marcha em 2019.
A Federação Australiana também nomeou a atleta mais jovem para o Campeonato deste ano, com Claudia Hollingsworth, de 17 anos, a competir nos 800 m.
Entretanto, a World Athletics autorizou mais 18 atletas russos a competirem como neutros após satisfazerem os requisitos de doping.
No entanto, eles não poderão competir no Campeonato Mundial ou em eventos da Liga Diamante enquanto permanecer a proibição de atletas russos, após a invasão da Ucrânia pelo país.