O currículo da bahamiana Shaunae Miller-Uibo terá ficado completo nos 400 m com a conquista do título mundial em Eugene na sexta-feira passada, somando-se aos seus dois títulos olímpicos.
Agora, ela parece querer voltar a sua atenção para os 200 metros, alimentada pela performance da campeã mundial Shericka Jackson, que bateu o recorde dos Campeonatos Mundiais com 21,45.
Miller-Uibo ganhou um título mundial apenas à terceira tentativa, vencendo os 400 m em 49,11 s, melhor marca mundial do ano. Embora ela tenha dito que não descreveria o título mundial nos 400 m como uma obsessão, ela disse que pretendia completar a sua missão em Eugene. Miller-Uibo é a única mulher dos 400 metros a vencer todos os grandes títulos. Ela foi campeã mundial da juventude, mundial júnior e duas vezes campeã olímpica, antes de conquistar agora o título mundial.
“Acho que isto foi o principal. Treinei duro para esta época. Tive muitos altos e baixos com lesões, mas este, era o objetivo e era apenas para garantir que o conseguíssemos”, disse Miller-Uibo após a final.
Com esta missão concluída, Miller-Uibo sugeriu que se vai afastar dos 400 m e concentrar-se inteiramente nos 200 metros.
“Agora, estou animada. Adoro quando a competição é dura e poder treinar para isso nas próximas épocas, estou ansiosa por isso. Elas definiram certamente o cenário bastante alto. Estou tão orgulhosa das meninas e acho que estamos agora, a mostrar realmente e a mostrar ao mundo o que podemos fazer. Então, mal posso esperar para entrar nos 200 m com elas”, disse Miller-Uibo sobre o poder das jamaicanas nos 200 m.
Miller-Uibo não descreveu o fim da sua carreira de 400 m como uma partida, mas como “descansar”, sabendo que ela conseguiu tudo a que se propôs a fazer.
“Consegui tudo no evento. Acho que não tenho mais nada para provar a mim mesma ou a qualquer outra pessoa. Então, estou muito feliz e muito orgulhosa comigo própria por ter conquistado todos os títulos”, disse Miller-Uibo.