Mais um recorde mundial fora do comum a entrar para a lista do Guiness. O canadiano Michael Bergeron bateu o recorde mundial dos 10 km em 34m47s, fazendo malabarismos com três bolas na Pista de Atletismo da Universidade de Prince Edward Island.
Ele já havia tentado bater o recorde em 20148 mas o seu tempo não foi então ratificado pelo Guinness World Records, pois foi feito num percurso não certificado. O anterior recorde pertencia ao também canadiano Michal Kapral com 36m27s.
Para um recorde mundial ser registado como tal no Guiness, é necessário haver provas em vídeo e duas declarações de testemunhas. Bergeron teve vários lebres” na sua corrida. No final, Bergeron não escondeu a sua satisfação: “Bater este recorde manteve-me motivado para treinar durante a pandemia.”
Este não foi o primeiro recorde de Bergeron. Ele detém atualmente o recorde mundial do Guinness para a meia maratona enquanto fazia malabarismo com as três bolas, feito conseguido na Meia maratona de Toronto em 2018 em 1h17m09s.