Decorre desde 23 e até dia 30 em Banska Bystrica, na Eslováquia, o Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE). Portugal está representado por 63 atletas nas modalidades de atletismo, andebol, badminton, ciclismo, ginástica artística, judo, natação e ténis.
Bubacar Júnior foi o primeiro atleta nacional a chegar ao pódio ao conseguir a medalha de bronze no salto em altura com 1,98 m, com as restantes medalhas a serem atribuídas ao polaco Sebastian Antosiak, com 2,06 m e ao francês Elijah Pasquier com 2,04 m.
Nas outras provas ontem disputadas, Denis Hrabar é quinto no decatlo e Afonso Fernandes foi 12º nos 110 m barreiras com 14,76 s.
O FOJE é um dos principais eventos para os jovens atletas europeus, tendo sido criado em 1990 por iniciativa da Associação dos Comités Olímpicos Europeus. Há uma edição de inverno e uma edição de verão, que se realizam a cada dois anos, nos anos ímpares.
Podem participar jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Este ano em Banska Bystrica, estão presentes cerca de 2.500 atletas de 48 países.
Nas anteriores participações de Portugal no FOJE, alguns jovens conseguiram chegar às medalhas, tornando-se uma referência no atletismo nacional. São os casos de Liliana Cá, Arnaldo Abrantes, Nelson Évora, Marcos Fortes e Etson Barros.