Sameiro Araújo, treinadora de Mariana Machado que competiu recentemente nos 5.000 m do Mundial de Eugene com um novo recorde nacional sub-23, teceu fortes críticas à Federação Portuguesa de Atletismo. Num post colocado no seu facebook, Sameiro chama a atenção para o facto de Mariana Machado ter demorado 37 horas desde Eugene até Braga, local de residência da atleta.
Foi pedido à Federação que ela viajasse mais cedo pois estava lesionada, pedido que não foi aceite pois a atleta apenas viajou no último grupo de atletas.
Mariana Machado está selecionada para o próximo Europeu em Munique que se disputa entre 15 e 21 de agosto.
Eis o texto publicado por Sameiro Araújo:
“Assim é tratada a Alta Competição em Portugal.
Após de uma viagem muito longa, mais de 30 horas de viagem, uma atleta que vem lesionada de um Campeonato do Mundo chega a Lisboa e é obrigada a viajar mais 4/5 horas até Braga de comboio porque o preço de uma viagem de avião Lisboa/Porto não “justifica o custo benefício”. Uma atleta que pediu para regressar logo após a sua competição para melhor preparar o seu objetivo máximo da época, o Campeonato da Europa, a realizar em Agosto, é integrada no último grupo a regressar a Portugal, mesmo após ter adoecido. Não, não compreendo!
Não é meu hábito vir para as redes sociais falar daquilo que julgo, deverá ser discutido internamente. Mas hoje estou demasiado dececionada para calar aquilo que neste momento estou a sentir”.