Toni Minichiello, que treinou entre outras, a heptatleta Jessica Ennis-Hill, campeã olímpica em Londres em 2012, foi banido para sempre depois de um comité disciplinar, nomeado pela Federação Britânica (UK Athletics), o ter considerado culpado de se ter envolvido em “comportamento sexualmente inadequado” .
Minichiello havia sido suspenso provisoriamente há um ano, após reclamações de várias atletas. A Comissão Disciplinar considerou que o treinador foi culpado, em particular, de agressão sexual, intimidação, violência psicológica e desrespeitou a privacidade das atletas pelas suas investigações intrusivas e seus comentários sobre a sua vida pessoal.
“Estas são graves quebras de confiança de Minichiello, que tiveram sérias consequências para a saúde mental e o bem-estar mental dos atletas sob os seus cuidados “, disse a Federação Britânica de Atletismo num comunicado nesta terça-feira.
Minichiello recusou o castigo, afirmando: ” Nego veementemente todas as acusações feitas contra mim. Sou treinador há mais de 30 anos e, embora tenha sido robusto e exigente, não me comportei de forma inadequada em relação a nenhum dos meus atletas, como muitos deles confirmariam”.