O corredor russo Ilias Malenkov começou a sentir-se mal na popular Maratona Europa-Ásia disputada na cidade de Yekaterinburg, capital dos Urais que fica entre os dois continentes. De acordo com a imprensa local, ele sentiu-se mal, a sua temperatura corporal subiu aos 41 graus, o que não foi surpreendente, considerando o calor que fez durante a prova, cerca de 30 ºC. Malenkov estava a correr uma prova de 10 km anexa à maratona e sentiu-se mal aos 8,5 km.
Segundo a Organização, Malenkov, um corredor experiente, estava em condição estável quando foi levado de ambulância ao hospital. “Ele correu a uma média de 5m44s/km. Ou seja, é uma marca amadora”, destacou Andréi Utkin, diretor da prova.
Acrescentou que recebeu um atestado médico no dia 2 de agosto confirmando que estava saudável para participar na maratona popular, que também incluiu as distâncias de 21,1 km, 10 km, 3 km e 800 metros. “Todos os participantes recebem um salvo-conduto para correr somente após a apresentação de um atestado médico. Os médicos consideraram que ele estava saudável e poderia participar na maratona”, disse Utkin. Segundo a imprensa, outros cinco corredores tiveram que ser hospitalizados e 40 foram atendidos pelos serviços médico, num total de mais de cinco mil participantes nas várias distâncias.
Segundo um companheiro de Malenkov, ele entrou em coma e faleceu no dia seguinte.