As provas estão marcadas para as 10h30 (femininos) e 11h30 (masculinos) e prevêem-se até 37ºC
Um total de 51 atletas envolvidos nas maratonas do Europeu de Munique pediram à Organização que altere o horário dos eventos para evitar “riscos graves” de temperaturas excessivas.
Os atletas, que incluem a israelita Lonah Salpeter, atual campeã europeia dos 10.000 m e medalhada de bronze na maratona do Mundial, observam que o assunto foi levantado “sem sucesso” pelo seu Comité de Atletas com a Associação Europeia de Atletismo, acrescentando:
“Neste momento, não sentimos que os organizadores vão mudar de ideia e é por isso que tornamos público o nosso pedido.
“Apoiamos totalmente a intenção de impulsionar a nossa modalidade por meio da exposição na TV durante o dia e torná-lo mais acessível para os espectadores. No entanto, estas considerações nunca devem ter precedência sobre a nossa saúde”.
A carta, escrita sob a proteção do Athleten Deustchland, começa: “Proteger a saúde dos atletas participantes deve ser sempre a prioridade na organização de qualquer tipo de evento desportivo.
“A exposição prolongada ao calor extremo pode causar distúrbios de stresse por calor, como cãibras, exaustão pelo calor ou insolação.
As corridas de maratona do Campeonato Europeu estão marcadas para começar em 15 de agosto de 2022 às 10h30 (feminino) e 11h30 (masculino). A previsão do tempo projeta temperaturas de até 37 graus Celsius para este dia.
“Considerando os graves riscos que essas condições representam para a nossa saúde, nós, mais de 50 corredores prontos para competir nas provas, pedimos aos organizadores que alterem a partida para um horário mais cedo”.