A maratonista norte-americana Keira D’Amato já confirmou que vai correr a Maratona de Berlim com o objetivo de bater o seu próprio recorde nacional de 2h19m12s.
D’Amato estabeleceu o atual recorde em Janeiro, em Houston, superando a anterior marca de 2h19m36s de Deena Kastor que durou 16 anos.
“Acho que posso correr mais rápido do que em Houston, e vou tentar provar isso em Berlim”, disse D’Amato, confirmando o que muitos esperavam, já que ela não fazia parte da lista inicial de inscritos.
Esta será a segunda vez que D’Amato participa na Maratona de Berlim. Em 2019, ela foi 17ª com 2h34m55s, então recorde pessoal por mais de seis minutos.
Berlim tornou-se o local de referência para tentativas de recordes mundiais nos últimos anos, pois sediou os últimos sete recordes mundiais masculinos. Foi também o local escolhido por Shalane Flanagan em 2014 para bater o recorde norte-americano, feito não alcançado mas ainda assim, com a atleta a bater o seu recorde pessoal com 2h21m14s.
Três dos últimos quatro recordes mundiais femininos caíram em Chicago, incluindo a atual marca de 2h14m04s, estabelecida pela queniana Brigid Kosgei em 2019.