Continua o flagelo do doping na Índia. Desde novembro passado, pelo menos nove atletas indianos sofreram sanções pelo seu envolvimento em casos de doping, a começar pelo lançador olímpico do dardo em Tóquio, Shivpal Singh .
A última a juntar-se à lista de suspensos é a melhor especialista do disco no país, Navjeet Kaur Dhillon , de 27 anos, que acusou testosterona. A atleta foi testada fora da Índia pela Unidade de Integridade de Atletismo (AIU), antes do Mundial de Eugene .
A equipa da AIU coletou a amostra de Navjeet em Almaty, no Cazaquistão. A medalhada de bronze dos Jogos da Commonwealth de 2018 tinha ganho uma medalha de bronze no Mundial Júnior de Atletismo de 2014. Nos últimos Jogos da Comonwealth em Birmingham, foi apenas oitava entre 11 finalistas com 53,51 m.
Navjeet é o sexto caso de doping no atletismo indiano nos últimos quatro meses. No início deste mês, o Parlamento indiano aprovou o Projeto de Lei Nacional Antidoping 2022 para fornecer uma estrutura estatutária na forma de legislação para proibição de doping no desporto e aplicação de atividades antidoping no país.