O Mundial de Atletismo do próximo ano em Budapeste, terá a duração de nove dias, um a menos do que nas últimas cinco edições, e favorece os atletas que procuram participar em duas provas.
Duplas populares como os 100 m/200 m, 800 m/1500 m, 1500 m/5000 m, 5000 m/10.000 m, 20 km/35 km marcha, salto em comprimento femininos/triplo salto e 200 m/400 m femininos, são possíveis com os atletas a não terem de competir em mais de uma prova por sessão.
A programação do Mundial de 2023 que se disputará entre 19 e 27 de agosto, terá 49 disciplinas, incluindo seis eventos de estrada que serão distribuídos em cinco manhãs separadas.
Todas as finais de atletismo serão disputadas nas sessões noturnas, com pelo menos quatro finais agendadas todos os dias, mesmo no primeiro dia.
Os dois dias finais contarão com oito eventos de medalhas e ambos terminarão com estafetas femininas.
Os 100 m masculinos estarão em destaque no segundo dia, enquanto os 100 m femininos estarão no centro das atenções no terceiro dia.
Os 1500 m femininos serão uma das quatro finais realizadas no quarto dia.
Os 400 m barreiras masculinos encerram o programa do quinto dia.
Ambas as finais dos 35 km marcha serão realizadas na manhã do sexto dia e não haverá descanso no sétimo dia, já que as duas finais dos 200 m encerrarão a sessão da noite.
A maratona feminina terá lugar no penúltimo dia, que depois inclui o salto com vara masculino e as duas finais das estafetas 4×100 m.
A programação para o Mundial encoraja assim atletas que desejam dobrar como a neerlandesa Femke Bol, recente campeã europeia dos 400 m e dos 400 m barreiras.
A maratona masculina será realizada na manhã do último dia e os campeonatos terminarão com as duas finais das estafetas 4×400 m.
“A divulgação do calendário é um marco significativo para o Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste 23, agora a menos de um ano”, disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe.
“Estou confiante de que o regresso a um programa de nove dias e finais apenas à noite no estádio, serão abraçados pelos nossos atletas e público em Budapeste e por aqueles que assistem ao redor do mundo”.
Peter Deutsch, executivo-chefe do Comité Organizador local de Budapeste 2023, acrescentou: “Criámos uma programação que atende melhor aos interesses dos atletas, incluindo atletas húngaros e o público. Haverá muitas competições no final da noite porque esse, será o clima certo para os atletas”.
Os bilhetes devem começar a ser vendidos no final de 2022.