A edição deste ano da Comrades Maratathon ficou marcada pelo falecimento de dois corredores sul-africanos. Um deles, foi Yzameleni Mthembu, depois de ter desmaiado aos 78 km de prova, quando lhe faltavam 12 para cortar a meta. Os detalhes de sua morte não foram confirmados.
Segundo comunicado da Organização da prova, “Mthembu teve complicações ao longo do percurso, desmaiando em Pinetown. Ele foi levado para o Hospital Westville”.
Mthembu, de 43 anos começou a correr em 2017 e tinha muita experiência em provas, tendo completado várias maratonas e ultras.
O outro atleta falecido foi Phakamile Ntshiza. “Embora os detalhes ainda sejam desconhecidos, Ntshiza terá falecido antes de ser transportado para o hospital quando tinha corrido cerca de metade do percurso.
Eles foram dois dos quase 16.000 corredores que participaram na icónica prova de resistência, que decorreu pela primeira vez após o levantamento das restrições do COVID-19 na África do Sul.
A Comrades Marathon é uma ultramaratona de 90 km que ocorre anualmente desde 1921, entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg. O percurso da prova alterna a cada ano, entre a corrida “up” (87 km) a partir de Durban e a corrida “down” (90 km) a partir de Pietermaritzburg.