O atleta italiano Ahmed Abdelwahed, medalha de prata nos 3.000 m obstáculos no recente Europeu em Munique, foi suspenso provisoriamente após ter testado positivo para meldonium.
Trata-se de uma medicamento para tratar problemas cardíacos, mas incluído, como modulador metabólico, na lista de produtos proibidos da Agência Mundial Antidoping (WADA). Por essa mesma substância, a tenista russa Matia Sharapova foi suspensa por 15 meses.
O atleta declarou-se inocente: “Eu nunca tomei essa substância voluntariamente. Espero os dados da amostra para ver se pode ter sido uma contaminação”, disse ele nas redes sociais.
“Fui suspenso por precaução pela presença de uma substância que nunca tinha ouvido falar. Algumas coisas parecem impossíveis até acontecerem consigo”, acrescentou. “Fui suspenso por precaução pela presença de uma substância que nunca tinha ouvido falar.”
Na final dos 3.000 m obstáculos, a medalha de ouro foi para o finlandês Topi Raitanen com o tempo de 8.21,80. Abdelwahed foi segundo com 8.22,35 seguido de outro italiano, Osama Zoghlami com 8.23,44. A confirmar-se a suspensão de Abdelwahed, o espanhol Dani Arce, quarto com 8.26,68 fica com a medalha de bronze.