O queniano Eliud Kipchoge, recordista mundial da maratona, é um dos participantes da Maratona de Berlim que se disputa no próximo dia 25, correndo com os novos ténis Nike Air Zoom Alphafly Next% 2.
Numa entrevista por vídeoconferência, Kipchoge disse que quer bater o recorde mundial em Berlim. Ele afirmou que a tecnologia de sapatos mudou muito as provas da maratona e mostrou-se confiante em melhorar o seu recorde mundial de 2h01m39s com os novos ténis da Nike.
“Vou competir na Maratona de Berlim e quero fazer uma prova que inspire a próxima geração. Eu quero correr o meu melhor tempo. Não quero chamar a isso, recorde mundial, mas de uma boa prova para mostrar ao mundo que tudo é possível”, disse Kipchoge.
O Nike Alphafly Next% 2 é um super ténis projetado para corredores de pés estreitos e corredores com arcos altos. Kipchoge disse que adora o novo ténis da Nike porque permite que um atleta recupere rapidamente após as provas e, como tal, o atleta pode continuar a treinar quase de imediato.
Kipchoge também disse que espera competir nos Jogos Olímpicos de 2024 “para fazer mais história”. “Competir nas Olimpíadas pelo terceiro título é algo que estou ansioso. Acredito que estarei então na minha melhor forma para manter o meu título pela terceira vez e mostrar ao mundo a beleza da corrida”, disse Kipchoge.
O atleta queniano acredita que o percurso da Maratona de Berlim “é o melhor” e favorece os atletas que desejam alcançar algo especial.
“Quebrei o recorde mundial em Berlim em 2018 que tem o melhor percurso. E é por isso, que quero voltar lá e fazer mais história. Se quiser alcançar algo esforçando-me ainda mais, esse é o lugar para ir”, disse ele.
Ele espera vencer em Berlim, apesar de enfrentar alguns dos melhores maratonistas do mundo. “Acredito que sou o melhor. Eu não vou pesquisar no Google ou assistir a vídeos do YouTube dos meus concorrentes para ver como eles vão indo. Confio no programa que me foi dado pelo meu treinador e entro sempre na prova, confiando na minha capacidade. Sei que os outros também treinaram bem para a prova e, no final, apertamos as mãos e parabenizamos o vencedor”, acrescentou.