Os auditores que trabalham em nome da World Athletics começaram a rever a implementação do plano de recuperação estratégico da Federação Russa de Atletismo (RusAF).
Um porta-voz da World Athletics confirmou que a auditoria independente, que vai avaliar a mudança cultural que ocorreu no atletismo russo em relação às práticas antidoping – um precursor necessário para a discussão sobre possíveis datas de reintegração – está “a ser implementada”.
A agência de notícias russa TASS cita Margarita Pakhnotskaya, ex-vice-diretora-geral da Agência Antidoping Russa (RUSADA) que é agora uma dos dois especialistas independentes que trabalham no caso RusAF para a World Athletics – dizendo que os auditores estariam em posição de fornecer o seu relatório ao grupo de trabalho “até ao final de outubro”.
“O grupo de trabalho quer ter a certeza de que a cultura antidoping mudou realmente no atletismo russo. “Os auditores planeiam realizar várias reuniões online e offline com representantes da RusAF.
“Os auditores já solicitaram alguns documentos da RusAF.”
A RusAF foi suspensa da World Athletics em novembro de 2015, na sequência de um escândalo de doping de alto nível no atletismo russo.
Em dezembro do mesmo ano, foi criado o grupo da Task Force, liderado pelo norueguês Rune Andersen, que vem monitorando a implementação do plano de recuperação RusAF. A auditoria de outono é um dos pontos mais importantes deste plano.
Desde a sua suspensão inicial, a RusAF teve sua suspensão estendida por mais de 15 vezes.