Depois de ter batido o seu próprio recorde mundial na maratona em Berlim com 2h01m09s, o queniano Eliud Kipchoge juntou-se à empresa japonesa Isuzu para lançar um veículo de cabine dupla “Eliud Kipchoge 1:59 Isuzu D-Max”, de edição limitada em homenagem ao bicampeão olímpico.
O nome do veículo vem da prova de Kipchoge em Viena, no Ineos 1:59 Challenge, onde Kipchoge correu a distância da maratona em 1h59m41s, recorde mundial não homologado, dadas as condições antirregulamentares em que decorreu.
A edição limitada especial do veículo terá 159 unidades simbólicas produzidas para celebrar as conquistas de Kipchoge. O atleta queniano terá a honra de ficar com o primeiro veículo da edição especial com a placa número 001.
De acordo com a diretora-gerente da Isuzu East Africa, Rita Kavashe, a Isuzu viu o mercado da empresa aumentar em 50% com a sua viatura de cabine única no leste da África, desde o início da sua parceria com Kipchoge em 2017. “A Isuzu abraçou-me antes de todas estas conquistas. Eles estiveram comigo este tempo todo em treino”, disse Kipchoge.
Embora o Isuzu D-Max ainda esteja a ser produzido, os lucros das vendas dos veículos vão apoiar a Biblioteca Eliud Kipchoge na sua cidade natal de Kapsisiywa.