Jorge Teixeira, responsável da Runporto que organiza a Maratona do Porto, acredita em recorde da prova que se disputa no próximo dia 6 de novembro.
Na apresentação da 18ª edição da prova no Palácio da Bolsa, Jorge Teixeira afirmou: “Este ano temos equilíbrio no pelotão, o que nos permite sonhar em bater um recorde ou até ambos. Acredito nisso, já que estamos a dois anos dos Jogos Olímpicos Paris’2024 e estão todos a querer aparecer.”
Os recordes do percurso pertencem ao queniano Zablon Chumba com 2h08m58s e à queniana Monica Jepkoech com 2h26m58s.
A lista dos inscritos inclui um forte contingente africano com destaque para os quenianos Bernard Kibet, Brimin Kipruto Kimeli, Daniel Kipkosgei Kemboi, Evans Kipkoech Korir, Kiprop Limo, Robert Kimutai Ngeno e Lucas Kimeli Rotich, os etíopes Dadi Yami Gemeda, Chele Dechasa, Belay Asefa Bedada, Haileye Amdemaryam e Haymanot Alew.
Em femininos, as mais credenciadas são as quenianas Alice Jepkemboi Kimutai e Lydia Njeri Mathathi, as etíopes Belainesh Yami Gurmu, Birke Debele, Sichala Kumeshi, Kebene Chala, Bedada Tigist e Ayana Mulisa.
Entre os atletas portugueses inscritos, estão José Sousa, Hermano Ferreira, Carlos Costa e Vanessa Carvalho.
Para além da maratona, disputa-se uma prova de 10 km e uma mini/caminhada com 6 km. Estão inscritos mais de dez mil corredores nas três provas, com a maratona a ter início às 8 h junto ao Sea Life, na via do Castelo do Queijo.