Uma start-up americana, a Shift Robotics of Pittsburgh, lançou uma campanha Kickstarter, divulgando aqueles que eles consideram ser os sapatos mais rápidos do mundo. O “Moonwalker” permite aparentemente que se caminhe a boa velocidade.
Está atrasado para chegar ao trabalho e não quer correr? Os Moonwalkers irão ajudá-lo a chegar ao seu destino em menos de metade do tempo que normalmente levaria para chegar até lá. Os sapatos usam inteligência artificial (IA) para medir a sua marcha e reagir à forma como se anda, atingindo a velocidade máxima de 12 km/h em questão de segundos.
Os sapatos só se movem quando a pessoa o fizer. Isso significa que ela pode subir e descer escadas, entrar no transporte público e esperar com confiança na faixa dos ciclistas enquanto a IA alterna os modos, usando um algoritmo para se adaptar à sua marcha e ambiente. Os sapatos têm um sistema de dobradiças que permite que o pé se dobre naturalmente na ponta dos pés, preservando a sua marcha natural, mobilidade e equilíbrio.
Como todas as grandes invenções, a ideia por trás destes sapatos após uma experiência quase mortal para o fundador Xunjie Zhang, que quase foi atropelado por um carro enquanto viajava para o trabalho em Pittsburgh. Depois de ele se ter formado no Instituto de Robótica de Carnegie Mellon, Xunjie juntou-se a um grupo de engenheiros de carros de corrida, roboticistas e designers de ténis para fazer uma coisa – colocar tudo o que se encontra num veículo elétrico num sapato, para que seja possível caminhar sem esforço, a uma velocidade de corrida.
Nos três dias após o início da campanha Kickstarter, a empresa conseguiu mais de 170 mil dólares, 20 mil acima da sua meta inicial.
Quem quiser um par destes sapatos, pode fazer agora a encomenda para os receber em março de 2023 e terá de pagar 1.399 dólares.