A World Athletics divulgou o calendário para 2023 da Label Road Race que inclui 238 provas, quase mais 20 do que neste ano.
As 238 provas que se inscreveram para o programa Label incluem 14 provas Platinum Label (14 maratonas), 38 provas Gold Label (25 maratonas e 13 outras provas de distância), 66 provas Elite Label (41 maratonas, 25 outras provas de distância) e 120 provas Label (59 maratonas, 61 outras provas de distância) espalhadas por 53 países e todas as seis áreas geográficas.
A série começa com a Maratona de Xiamen, uma prova Platinum Label, em 2 de janeiro e termina em 31 de dezembro com as S. Silvestres de Madrid, Barcelona, Bolzano na Itália e Hainan na China.
Portugal tem cinco provas, as Maratonas de Lisboa (08/10) e Porto (05/11) e as Meias Maratonas da Ponte 25 de Abril (12/03) e da Ponte Vasco da Gama (08/10) e ainda, a Meia Maratona do Porto (17/09).
O calendário pode sofrer alterações, dada a incerteza contínua criada pela pandemia global do coronavírus.
A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) vai aumentar o número de testes antidoping nas provas de estrada, devido ao financiamento extra fornecido pelo programa de corridas Label.
Prevê-se que seja criado um conjunto de aproximadamente 300 atletas profissionais, cerca de 2.000 testes serão realizados fora de competição e mais de 1.450 testes em competição em 2023.
Além disso, a AIU continuará a aumentar os seus programas de educação dentro da comunidade de corredores, num esforço para reduzir o doping e promover uma competição limpa.
Prémios monetários
As provas da World Athletics Elite Label devem ter uma estrutura de prémios monetários que premeie pelo menos, os cinco ou oito primeiros classificados (com base na distância da prova), com prémios mínimos de 15.000 dólares (maratonas) e 5.000 dólares (outras distâncias), por género.
Nas provas World Athletics Gold Label, o prémio monetário mínimo para os vencedores é de 30.000 dólares (maratonas) e 10.000 dólares (outras distâncias), por género.
Além disso, as provas Gold Label devem ter inscritos, pelo menos cinco atletas por género com ‘Gold Status’, ou seja, alguns dos atletas mais bem classificados da modalidade, que fazem parte de um rigoroso programa de testes antidoping fora da competição.
O World Athletics Elite Platinum Label está disponível apenas para provas que já receberam Platinum antes ou que estão atualizando de Gold e tiveram um excelente campo de elite em 2022.
Os eventos Platinum Label precisam ter um certo número de atletas ‘Platinum Status’, ou seja, os melhores da modalidade (apenas 38 homens e 38 mulheres possuem esse ‘Status Platinum’ em 2023)
A lista completa das provas pode ser consultada em: https://worldathletics.org/competitions/world-athletics-label-road-races/calendar-results