Depois de uma primeira seleção de dez atletas candidatas ao troféu “Atleta Mundial do Ano”, seguiu-se uma nova seleção restando agora apenas cinco candidatas.
A World Athletics divulgou os seus nomes. São elas, a norte-americana Sydney McLaughlin, a jamaicana Shelly-Ann Fraser Pryce, a nigeriana Tobi Amusan, a venezuelana Yulimar Rojas e a peruana Kimberley Garcia.
Sydney McLaughlin sagrou-se campeã mundial em Eugene dos 400 m barreiras batendo o recorde mundial com 50,68 e ainda campeã da estafeta 4×400 m.
Tobi Amusan bateu o recorde mundial dos 100 m barreiras com 12,12 e sagrou-se campeã mundial em Eugene, dos Jogos da Commonwealth e da Liga Diamante.
Yulimar Rojas, já vencedora do Troféu em 2020, sagrou-se campeã mundial do triplo salto em Eugene e da Liga Diamante. Bateu o recorde mundial com um salto a 15,74 m.
Kimberley Garcia obteve os títulos mundiais nos 20 km e 35 km Marcha, obtendo as primeiras medalhas de ouro do Perú na história dos Campeonatos Mundiais.
Shelly-Ann Fraser Pryce sagrou-se campeã mundial dos 100 m pela quinta vez e campeã da Liga Diamante. É detentora da melhor marca mundial com 10,62 e correu a distância sete vezes abaixo de 10,70.
O Campeonato do Mundo ao ar livre em Eugene e o Campeonato do Mundo de pista coberta em Belgrado foram decisivos na escolha das possíveis vencedoras deste Troféu.
As cinco finalistas foram escolhidas entre as dez inicialmente indicadas através de um processo de votação de três vias que terminou em 31 de outubro: World Athletics (50%), Família Mundial de Atletismo (25%) e voto dos fãs (25%) via redes sociais.
Os finalistas do “Atleta Masculino do Ano” ainda não foram anunciados.
Os vencedores serão conhecidos no início de dezembro.