Todos sabemos como o tabaco prejudica a nossa saúde. No caso concreto da corrida, não é nada aconselhável recorrer aos cigarros. Mas há um corredor chinês que pensa de maneira diferente. Conhecido pelo apelido de “Tio Chen”, ele correu no passado dia 6 a Maratona de Xin’anjiang em Jiande, China, enquanto fumava um maço de cigarros.
Na semana passada, as fotos de Chen a fumar tornaram-se virais no popular aplicativo chinês Weibo. Chen terminou em 574º lugar da geral em 3h28m45s, entre quase 1.500 participantes.
Esta não foi a primeira vez que o corredor de 50 anos de Guangzhou foi fotografado a fumar durante uma maratona. Há fotos dele na Maratona de Guangzhou de 2018 e na Maratona de Xiamen de 2019. Em 2018, ele marcou 3h36m e em 2019, terminou em 3h32m. Um relato anedótico observa que aparentemente, Chen só fuma quando corre.
Chen é também um ultramaratonista, participando em provas de 50 km a 12 horas.
Muitos no Weibo partilharam a sua indignação por Chen poder fumar durante a prova. “Este tipo de comportamento deveria ser banido da prova”, comentou alguém. “Eu sinto-me mal pelos corredores ao redor dele”, disse outro.
Oficialmente, não há regras que proíbam os corredores de fumar, mas claro, a esmagadora maioria tem o bom senso de que tal não ajudará o seu desempenho.