O ex-jogador de futebol neerlandês Arjen Robben esteve presente no passado domingo numa prova de 15 km em Nijmegen, tendo terminado em 370º lugar entre 15 mil participantes.
O ex-meio-campista de 38 anos que se retirou do futebol profissional em 2021, terminou em 55m01s, a uma média de 3m40s/km, com o primeiro quilómetro a ser feito a 3m29s e o último a 3m22s.
Já este ano, Robben completou a sua primeira maratona em 3h14m em Roterdão.
Durante a sua carreira, Robben foi considerado um dos melhores jogadores da sua geração, tendo sido 96 vezes internacional pelo seu país.
O futebol é considerado uma das modalidades mais transferíveis para as provas de longa distância, já que os jogadores estão em constante movimento e mudando de velocidade.
A prova de Nijmegen é uma das mais participadas dos Países Baixos. Nas duas últimas edições, Letensebet Gidey e Joshua Cheptegei bateram os recordes mundiais dos 15 km.
Este ano e pela sexta vez consecutiva, um atleta de Uganda venceu a prova. Foi ele Rogers Kibet, de 19 anos, em 42m08s. Em femininos, venceu a queniana Beatrice Chepkoech em 47m16s, com a britânica Eilish McColgan a ser quarta em 47m40s, novo recorde britânico.