A World Triathlon aprovou novas regras de competição que devem entrar em vigor em 1 de janeiro do próximo ano. Entre elas, a questão dos sapatos da nova tecnologia, alinhando assim com os regulamentos em vigor da World Athletics.
Os sapatos que não foram disponibilizados para compra, não podem ser usados nos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos, nem noutros grandes eventos mundiais. Noutras provas da World Triathlon, eles podem ser usados mediante algumas regras. Os atletas estarão sujeitos a verificações aleatórias dos sapatos para confirmação da sua legalidade.
As regras da World Athletics permitem também a sola com uma espessura máxima de 40 milímetros para eventos de estrada.
Outras mudanças significativas aprovadas pelo Conselho Executivo da World Triathlon incluem uma nova política de maternidade, que congela as classificações das atletas desde o anúncio da gravidez até o filho completar dois anos de idade. Tal, também se aplica a atletas que sofrem aborto espontâneo após a 20ª semana de gravidez.
Cursos educativos antidoping são agora obrigatórios para os atletas, e a desclassificação passa a ser possível para os atletas que perderem os seus chips de cronometragem.