As imagens do chinês Chen Bangxian, conhecido pelo “Tio Chen” a fumar enquanto corria na cidade de Jiande, a Maratona Zhejiang Jiande Xin’anjiang, tornaram-se virais correndo mundo. Ele terminou a prova em 3h28m sendo considerado um mau exemplo no seu país.
“Não é motivo de orgulho, mas apenas uma pena, tornar-se popular no exterior”, escreveu um jornalista chinês. “Fumar é prejudicial à saúde e não deveria haver nenhum ‘irmão fumador’ na maratona.”
Em 5 de dezembro, a Associação Chinesa de Atletismo emitiu uma proposta de regra de “Participação Civilizada e Saudável da Maratona” para as maratonas que se venham a disputar no país, que afirma que “todos os corredores devem praticar e cumprir os regulamentos da proibição de fumar em locais públicos e ser civilizados, saudáveis e cidadãos positivos.”
A nova proposta existe para promover a participação saudável e impedir que as pessoas fumem em provas de estrada. No entanto, a proposta da Associação Chinesa de Atletismo não tem força vinculativa obrigatória, cabendo às Organizações das provas a decisão final de acatar, ou não, as iniciativas sugeridas.
Esta notícia não é certamente bem-vinda para Chen, de 50 anos, que é visto a fumar nas maratonas desde 2018. Como ele quer obter os mínimos para participar na Maratona de Boston (3h25m), vai ter possivelmente de correr maratonas no estrangeiro.