Carlos Lopes foi homenageado aos 75 anos de idade pelo Comité Olímpico de Portugal com a entrega de uma obra artística esculpida com o rosto do primeiro campeão olímpico português.
A delegação do Comité Olímpico chefiada por José Manuel Constantino prestou ontem a homenagem que decorreu na residência de Carlos Lopes, no concelho de Torres Vedras.
“Esta é uma homenagem que queremos prestar aos nossos medalhados olímpicos… O Carlos foi o primeiro medalhado olímpico de Portugal, num momento inspirador que revelou que os portugueses conseguem ser tão bons como os demais”, disse Constantino que revelou que irão ser também homenageados, os outros campeões olímpicos, todos eles do atletismo: Rosa Mota na maratona, Fernanda Ribeiro nos 10.000 m, Nelson Évora e Pedro Pichardo no triplo salto.
Carlos Lopes agradeceu a homenagem, considerando que teve uma carreira internacional acima do que todos esperavam.
“Comecei do nada e acabei acima do imaginário de toda a gente… Nunca fui resignado, porque quis sempre mais, melhor, nas minhas ações. Fiz coisas que poucos imaginavam ser possível. São momentos únicos, são momentos que hoje, ainda muita gente agradece e isso fica sempre dentro do meu coração.”
Carlos Lopes terminou agradecendo a todos os que o apoiaram. “Não fui sozinho, tive muita gente e agradeço a todos os que me ajudaram a fazer aquilo que fiz, e a ser aquilo que sou.”