Já foram vendidos 50.000 bilhetes para o Mundial de Atletismo de Budapeste em 2023, apenas quatro dias depois de estarem disponíveis.
De acordo com o Comité Organizador do Budapest 23, os compradores locais e internacionais estão igualmente ansiosos em garantir bilhetes, e a escolha mais popular até agora, é o dia oito, que contará com a final masculina do salto com vara, onde muitos esperam ver o campeão olímpico e mundial Armand Duplantis tentar bater o seu próprio recorde mundial de 6,21 metros.
Os britânicos, norte-americanos e alemães foram os mais rápidos em garantir bilhetes. Como era esperado, há um grande interesse da Europa central, já que esta é a primeira vez que a região receberá um Mundial de Atletismo ao ar livre. Vários milhares de polacos já compraram bilhetes. Também habitantes de países tão distantes como a Austrália, Chile e Jamaica, já reservaram os seus lugares.
O Mundial irá decorrer entre 19 a 27 de agosto no novo Centro Nacional de Atletismo construído para esse fim e no centro da cidade de Budapeste, onde se disputarão as provas de estrada, maratonas e marchas.
O segundo dia do Campeonato Mundial, em 20 de agosto, feriado nacional na Hungria, também já está com muitos bilhetes já vendidos. Nesse dia, disputar-se-á a final dos 100 m masculinos.
Outro dia em destaque será provavelmente o sexto dia, se a ‘Atleta Mundial Feminina do Ano’, a norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone competir na final dos 400 m barreiras, podendo ameaçar o seu próprio recorde mundial.
“O interesse demonstrado pelos números da venda de bilhetes nos primeiros quatro dias excedeu em muito todas as estimativas anteriores e as expectativas do World Athletics”, disse Balázs Németh, diretor executivo de Budapeste 2023.