O búlgaro Dobromir Karamarinov, presidente da Associação Europeia de Atletismo dirigiu a toda a família da modalidade, a sua mensagem de Ano Novo.
O Ano Novo é o momento tradicional de fazer uma retrospetiva dos 12 meses que se passaram e do ano que ainda está por vir, e posso dizer que, ao refletir sobre o que aconteceu em 2022 e aguarda 2023, sinto-me muito feliz em tantos aspetos.
Depois dos desafios dos dois anos anteriores, 2022 foi talvez o melhor ano da história do Atletismo Europeu.
O Campeonato Europeu de Atletismo de Munique 2022 foi um grande sucesso com desempenhos fantásticos das principais estrelas do continente, incluindo 11 recordes de campeonatos e 28 recordes nacionais, um Estádio Olímpico cheio na maioria das noites e excelentes audiências da TV em todo o mundo.
Os sucessos de Munique foram replicados num grau ou outro, em todos os nossos outros eventos principais realizados em toda a Europa durante os últimos 12 meses e, portanto, gostaria de agradecer muito aos organizadores e anfitriões do seguinte:
- Leiria 2022 Taça da Europa de Lançamentos
- Pace 2022 Taça da Europa de 10.000 m
- El Paso 2022 Campeonato Europeu de Atletismo Off-Road
- Campeonato Europeu Sub-18 de Atletismo Jerusalém 2022
- Campeonato Europeu de Cross Country Piemonte-La Mandria Park SPAR
Estou muito orgulhoso do que o Atletismo Europeu e a nossa família estendida nas nossas Federações Membros conseguiram alcançar em 2022.
Uma das principais missões do Atletismo Europeu é oferecer eventos que forneçam um ponto focal para a nossa modalidade na Europa e cheguem aos corações das comunidades onde eles acontecem, e acredito que no ano passado, fizemos exatamente isso.
Mantendo este estado de espírito, vale a pena notar que na nossa Conferência Europeia de Negócios de Corrida em setembro, pudemos anunciar que haverá um Campeonato Europeu inaugural de Corrida em 2025, que terá um importante elemento de participação de massas e envolverá milhares de corredores de todas as capacidades.
Comercialmente, 2022 viu o Atletismo Europeu continuar a sua associação com todos os nossos parceiros existentes e pudemos receber vários novos no nosso rebanho.
Infelizmente, o evento global definidor do ano foi a guerra na Ucrânia. No entanto, o Atletismo Europeu respondeu de forma admirável às suas trágicas consequências, dando todo o apoio possível aos atletas da Ucrânia e à sua federação, e saúdo todas as outras Federações Membros que responderam com generosidade incansável e altruísta com o seu próprio apoio à Ucrânia nesta situação terrível.
Finalmente, olhando para trás, gostaria de parabenizar os nossos Atletas Europeus do Ano, Armand Duplantis, Jakob Ingebrigtsen e Femke Bol, que foram coroados em outubro na noite de prémios Golden Tracks.
Eles foram vencedores dignos, num ano repleto de muitos outros concorrentes de destaque para tal honra e gratifica-me poder dizer que todos os três, não são apenas expoentes excecionais da nossa modalidade na pista, mas modelos fora dela para a próxima geração.
Olhando para 2023, faltam apenas dois meses para o Campeonato Europeu de Atletismo de Pista Coberta em Istambul, na Turquia, de 2 a 5 de março, e eles abrirão as cortinas para um importante ano de eventos.
No verão, os atletas europeus vão mais uma vez almejar o sucesso num cenário global com o Campeonato Mundial de Atletismo a retornar ao nosso continente e a ocorrer em Budapeste em agosto.
Antes disso, temos o Campeonato Europeu de Seleções na Silésia, na Polónia, entre 20 e 25 de junho, com um novo formato como parte dos Jogos Europeus, que verão todas as divisões disputadas no mesmo local durante a mesma semana.
Neste verão, também temos o Campeonato Europeu Sub-23 de Atletismo em Espoo, Finlândia, de 13 a 16 de julho. No mês seguinte, voltamos a Jerusalém para o Campeonato Europeu Sub-20 de Atletismo, de 7 a 10 de agosto.
Além disso, acredito que em 2023 veremos muitas das nossas iniciativas de desenvolvimento a ter resultados cada vez mais tangíveis, o que só pode ser bom para a nossa modalidade e aumentar o nosso valor central do atletismo, sendo a sua modalidade para toda a vida.
Por contribuir para todos os nossos eventos e programas fora da pista, que são demasiado numerosos para serem listados aqui em detalhe, mas coletivamente mostram a vasta extensão das atividades do Atletismo Europeu, gostaria muito de agradecer a todos os funcionários e voluntários em muitas e muitas organizações locais e nacionais, a maioria das quais, dá o seu tempo livremente e sem muito reconhecimento individual, mas sem as quais, a nossa maravilhosa modalidade simplesmente não poderia acontecer de forma significativa, os funcionários e parceiros do Atletismo Europeu e das Federações Membro e, claro, os próprios atletas por tornarem a nossa modalidade tão especial.
Deixe-me concluir desejando a todos vós um 2023 saudável, agradável e bem-sucedido. Feliz Ano Novo!