O impensável acontece numa das provas de estrada de 10 km mais populares na França, devido ao seu percurso rápido e lista de atletas de elite. Na Corrida Pedestre Internationale de Houilles, em Paris, existe a poucos metros da partida, uma árvore gigante e os candeeiros da rua, tornando inevitável a queda de muitos atletas.
Para se poder participar na prova, existem mínimos exigentes, menos de 37 minutos para os homens e menos de 44 para as mulheres. Na meta, 60 homens terminaram em menos de 30 minutos com o etíope Halie Bekele a vencer em 27m29s, um segundo à frente do queniano Vincent Kibet e 14 do francês Jimmy Gressier. Em femininos, venceu a queniana Mercy Cherono em 30m55s.
O maratonista galês Josh Griffiths, que correu recentemente uma meia maratona no interior do Aeroporto de Heathrow, disse que a partida foi um desastre. Muitas outros atletas de elite já solicitaram à Organização que em 2023, fosse movida a linha de partida para lá da árvore.
“Foi uma carnificina completa”, disse um corredor. A prova faz parte atualmente da Elite Label no calendário mundial de atletismo.
Vídeo da partida: https://www.instagram.com/p/CmWH-nDI6sg/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again