Emoção a rodos nas provas ontem disputadas em Houston. Tanto a Meia Maratona como a Maratona tiveram vencedores decididos no último segundo.
Houston é conhecida por ter um percurso rápido. Na Maratona, o queniano Dominic Ondoro venceu a prova pela segunda vez em 2h10m36s, com um escasso segundo de avanço do etíope Tsedat Ayana. O norte-americano Teshome Mehonen, ex-etíope, fechou o pódio com 2h11m05s. Foi o triunfo mais disputado desde a edição de 1996.
Em femininos, a japonesa Hitomi Niiya venceu destacada em 2h19m24s, deixando a segunda a mais de seis minutos e ficando a escassos 12 segundos do recorde nacional. Nos lugares imediatos, ficaram as etíopes Muliye Haylemariyam com 2h25m35s e Sintayehu Lewetegn com 2h26m33s.
A Organização criou no regulamento, a categoria de não-binários. A norte-americana Katy Price foi a única competidora tendo terminado em 4h19m52s.
Na Meia Maratona, o etíope Leul Gebresilase Aleme, de 30 anos, venceu em 60m34s, com o primeiro lugar decidido no photo-finish, após sprint apertado com o queniano Wesley Kiptoo, creditado com mais um segundo. Aleme foi segundo na última Maratona de Londres disputada em outubro.
Em femininos, a etíope Hiwot Gibremaryam conquistou a vitória com 66m28s, novo recorde pessoal. A norte-americana Emily Sisson foi segunda com 66m52s, também novo recorde nacional que já lhe pertencia. A britânica Jessica Warner-Judd completou o pódio com 67m19s.
Na categoria de não-binários, um trio norte-americano subiu ao pódio com Sam Bruns a vencer em 1h24m30s.
O recorde pessoal de Emily Sisson é também recorde dos Estados Unidos, que a própria já detinha desde o ano passado
Obrigado pela informação.