A World Athletics pensa manter a suspensão dos atletas russos e bielorrussos e opõe-se ao seu regresso às competições internacionais e aos Jogos Olímpicos de Paris.
Como divulgámos recentemente, o Comité Olímpico Internacional anunciou que vai procurar fórmulas para que os atletas dos dois países, sancionados pela participação dos seus países na invasão da Ucrânia, possam voltar a competir, apesar da continuação da guerra.
Lembramos que a World Athletics mantém a suspensão imposta à Federação de Atletismo da Rússia em 2016 após as revelações do ‘relatório McLaren’ sobre doping patrocinado pelo próprio governo do país. Apesar disso, o organismo internacional permitiu que alguns dos atletas russos competissem com o estatuto de neutros.
O órgão presidido por Sebastian Coe decidirá agora na reunião do seu Comité Executivo em março próximo e com base num relatório do seu Grupo de Trabalho independente, se levanta a sanção relacionada com o doping. “Se o Comité responder afirmativamente, abordará a exclusão de atletas e juízes russos e bielorrussos após a invasão russa da Ucrânia”, esclareceu a World Athletics.