A canadiana Carol LaFayette-Boyd foi nomeada pela segunda vez, Atleta do Ano do World Masters Athletics (WMA). Em 2022, LaFayette-Boyd bateu seis recordes mundiais no escalão + 80 anos (dois em pista coberta e quatro ao ar livre).
LaFayette-Boyd, de 80 anos, venceu o prémio pela primeira vez em 2018, depois de ter estabelecido recordes mundiais do escalão + 75 anos nos 100 m, 200 m e salto em altura.
Este ano, ela bateu os recordes mundiais do escalão + 80 anos ao ar livre nos 100 m, 200 m, salto em comprimento e triplo salto, além de recordes em pista coberta no salto em comprimento e 60 m.
LaFayette-Boyd detém 17 recordes mundiais nos vários escalões. Aos 80 anos, ela ainda corre 200 metros em menos de 35 segundos.
Ela só começou a correr no final dos seus 40 anos e só venceu uma prova depois dos 50 anos. Com quatro filhos e já bisavó, não tem planos para deixar o atletismo, planeando correr enquanto puder.
Quando questionada sobre o segredo para a sua longevidade, LaFayette-Boyd diz que a sua paixão por se manter saudável, mantém-na a treinar da melhor maneira possível.“Treino três vezes por semana no Regina’s Excel Athletika Club e, além disso, pratico rotineiramente, um regime de alongamentos diários.”
Ela diz que se inspira nas mulheres que competem no escalão + 100 anos. “Tenho muito tempo para fazer isso”, diz ela. “Este ano, gostaria apenas de me manter saudável e melhorar os meus tempos em todos os eventos.”