O desaparecimento de 12 milhões de dólares da conta de Usain Bolt continua envolto em grande polémica na Jamaica, com muitos a perguntar para onde terá ido o dinheiro.
A investigação sobre uma fraude multimilionária na empresa de investimentos Stocks and Securities Limited (SSL), com sede em Kingston, que deixou a conta de Bolt quase vazia, está dominando as discussões no país caribenho.
Tanto assim é, que um dos principais artistas musicais do país, Gage, lançou rapidamente uma música “SSL”, cujo refrão faz repetidamente a pergunta “Para onde foi o dinheiro?” em dialeto jamaicano.
O ministro das Finanças, Nigel Clarke já disse que queria ver sanções duras contra quem desviou o dinheiro da conta de Bolt. Este, é uma das cerca de 40 pessoas cujas contas podem ter sido afetadas pela fraude.
Embora o estatuto de Bolt signifique que a sua situação dominou os noticiários, existe a preocupação de que possa haver também investidores idosos a ficarem com as suas contas vazias.
Nigel Clarke disse que vai pedir ao FBI e a outras agências estrangeiras para ajudar nas investigações, depois de substituir os membros do conselho da Comissão de Serviços Financeiros (FSC) que assumiu a gestão temporária do SSL e nomeou um auditor especial.
A polícia jamaicana invadiu a casa de um ex-funcionário da empresa e levou documentos, mas nenhum suspeito foi indiciado.
O jornalista Fitz-Henley disse: “A maioria da população está indignada com o ato criminoso que resultou numa injustiça cometida contra um homem que é o jamaicano mais popular do mundo e há grandes esperanças de que ele recupere o seu dinheiro.”
“Bolt é um sucesso de bilheteira na Jamaica e em muitas partes do mundo e é considerado um ser humano gentil”, acrescentou.
Bolt falou pouco sobre os detalhes do caso, apenas que tal não o levará a abandonar a sua terra natal. “Só quero dizer à Jamaica que não importa o que esteja a acontecer agora, a Jamaica é o meu país e nunca mudará. Sempre amarei o meu país e sempre farei tudo ao meu alcance para elevar este país, não importa o que esteja a acontecer”, disse ele.