Armand Duplantis começou ontem à noite a sua época de pista coberta em Uppsala, nos arredores de Estocolmo, com um salto a 6,10 m.
O Mondo Classic é uma competição masculina do salto com vara que teve agora a sua segunda edição com os melhores saltadores mundiais. Num ambiente espetacular, a pista do salto com vara ficou no meio de duas bancadas, criando uma sensação única de proximidade com os saltadores.
Depois de um início de competição tranquilo com 5,67 m, 5,82 m e 5,91 m, Duplantis falhou a primeira tentativa aos 6 metros. Após alguns ajustes, ele ultrapassou a barra à segunda tentativa.
Duplantis, sob o olhar dos seus pais e treinadores, Greg e Helena, mas também de Renaud Lavillenie, atacou os 6,10m. Passou à terceira tentativa e tentou então os 6,22 m que seria recorde mundial. Ele tirou uma nova vara de uma caixa para testar-se aquela altura. Se nenhuma das suas tentativas fosse bem-sucedida, ele conseguia registar informações valiosas com uma vara que parecia mais rígida, tendo em vista as próximas provas.
Resultados
1º Armand Duplantis (Suécia) 6,10
2º KC Lightfoot (EUA) 5,91
3º Ernest Obiena (Filipinas) 5,91
4º Kurtis Marschall (Austrália) 5,82
5º Pal Hangen Lillefosse (Noruega) 5,82
6ºs Ben Broders (Bélgica), Thibaut Collet (França) e Sam Kendricks (EUA) 5,67
9º Thiago Braz (Brasil) 5,67
10º Bo Kanda Lita Baehre (Alemanha) 5,67
O grego Emmanouil Karalis falhou os três saltos iniciais a 5,52.