Nos Campeonatos Nacionais de Pista Coberta disputados em Madrid, Jordan Díaz bateu o recorde nacional no triplo salto com 17,59 m. Nascido em Havana, Jordan Diaz adquiriu a nacionalidade espanhola em fevereiro de 2022 após desertar de Cuba e poderá estrear-se como espanhol nos JO de Paris 2024, onde será um dos principais adversários de Pedro Pichardo à conquista das medalhas.
No ano passado ele fixou o seu recorde pessoal ao ar livre em 17,87 m. Tal como Pichardo, ele ambiciona bater o recorde mundial de Jonathan Edwards obtido no Mundial de Gotemburgo de 1995.
A última jornada do Campeonato Nacional disputado em Madrid teve outros resultados de relevo. Nos 400 m, Oscar Husillos venceu em 45,58, novo recorde nacional, quinto melhor registo mundial do ano e segundo da Europa, apenas atrás de Karsten Warholm (45,31).
Nos 60 m barreiras, Quique Llopis surpreendeu Asier Martinez, vencendo em 7,48, marca que iguala o recorde nacional de Orlando Ortega, é a terceira melhor marca mundial do ano e a melhor europeia.