O sueco Armand Duplantis, a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce e a norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone foram nomeados para o prémio de Desportista do Ano do Laureus World Sport Awards deste ano.
Duplantis estabeleceu três recordes mundiais em 2022, ano em que conquistou dois títulos globais (Mundial de Eugene e Europeu de Munique), venceu 18 das suas 19 competições e saltou seis metros ou mais por 23 vezes. Tem um recorde mundial de 6,21 m, marca obtida no Mundial de Eugene.
McLaughlin-Levrone também bateu o recorde mundial dos 400 m barreiras e por duas vezes. Na segunda vez que o fez, correu a distância em 50,68 s, garantindo o seu primeiro título mundial em Eugene. Conquistou depois, nova medalha de ouro na estafeta 4×400 m.
Shelly-Ann Fraser-Pryce conquistou em Eugene o seu quinto título mundial dos 100 m. Líder mundial com 10,62 s, correu por sete vezes a distância abaixo dos 10,70.
Duplantis e McLaughlin-Levrone foram nomeados Atletas Mundiais do Ano em dezembro, enquanto Fraser-Pryce esteve entre as finalistas a Atleta Mundial Feminina do Ano.
Ainda no atletismo, a nigeriana Tobi Amusan, que bateu o recorde mundial dos 100 m barreiras no Mundial de Eugene, onde conquistou a medalha de ouro, foi indicada ao Prémio Laureus Revelação Mundial do Ano.
O norueguês Jakob Ingebrigtsen foi nomeado para o Laureus World Comeback of the Year depois de ter sido derrotado no Mundial de Eugene por Jake Wightman nos 1.500 m mas ter recuperado para ganhar o ouro nos 5.000 m.
Os vencedores serão revelados nos próximos meses, após votação da Laureus World Sports Academy, composta por 71 lendas do desporto.