Mais de uma dúzia de pessoas ficaram feridas no sábado em três explosões que ocorreram no início da Mount Cameroon Race of Hope. Um grupo separatista de língua inglesa reivindicou a autoria do ataque. A Corrida da Esperança é um evento anual realizado em Buea, uma cidade no sudoeste de Camarões.
Houve versões diferentes acerca dos feridos, com algumas declarações a referir apenas atletas e outras observando que ficaram feridos atletas e espectadores. Mas, coincide o número total de 19 feridos, três deles crianças. Três dos feridos tiveram de ser operados no hospital.
As bombas teriam explodido cerca de 30 minutos após o início da prova. Grande parte dos 530 corredores de 15 países já havia passado pela área impactada e eles foram autorizados a terminar a prova. A prova disputada no sábado marcou o 50º aniversário do evento.
O sudoeste dos Camarões é uma das duas regiões de língua inglesa do país onde grupos separatistas lutam contra as tropas do governo desde 2017. Os separatistas querem formar um país independente chamado Ambazónia, que incluiria duas regiões de língua inglesa.
Ao assumir a responsabilidade pelas explosões, um porta-voz do Conselho de Administração da Ambazónia, um dos grupos separatistas que operam na região, disse que o seu alvo eram os militares camaroneses que faziam a segurança dos atletas.