O Conselho da Associação Europeia de Atletismo reunido ontem em Lausanne, reafirmou a sua posição de manter a suspensão dos atletas russos e bielorrussos em participar nas diferentes competições que organiza, até ao final da guerra na Ucrânia.
Após a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, a World Athletics tomou a decisão de impor sanções às federações membros da Rússia e da Bielorrússia. Esta decisão foi depois apoiada pelo Conselho da Associação Europeia de Atletismo.
O presidente da Associação Europeia de Atletismo, Dobromir Karamarinov, afirmou agora: “Como a guerra na Ucrânia dura há mais de um ano, o Conselho da Associação Europeia de Atletismo permanece inalterado na suspensão contínua de atletas russos e bielorrussos, equipa de apoio e outros oficiais de participar não apenas em competições, mas em todos os eventos e atividades”.
“A guerra foi devastadora para a Ucrânia e, como organização desportiva, a Associação Europeia de Atletismo observa que isso inclui a infraestrutura desportiva ucraniana e os seus atletas. Continuaremos a apoiar a Federação Ucraniana de Atletismo para que os atletas ucranianos possam continuar a atingir o seu potencial, apesar da trágica situação na Ucrânia”, disse ele.