O norte-americano Mika Shevit já correu uma meia maratona todos os dias durante dois anos.
Shevit de 48 anos, percorreu 15.400 quilómetros. Ele correu ao mesmo ritmo as 730 meias maratonas, em cerca de duas horas.
Todas as manhãs, ele levanta-se antes do amanhecer para completar a sua meia maratona às 4 da madrugada, correndo pelos bairros e pelas trilhos de terra batida de Miami Beach.“Não importa o dia, a semana ou o mês, sou um homem com uma missão”, disse Shevit ao podcast Why We Marathon. “Nada me impede de querer correr, absolutamente nada.”
Ele começou o desafio em 1 de abril de 2021 para entrar em forma e provar aos seus filhos que o trabalho duro pode levar-nos longe. Ele regista todas as suas corridas no Strava e Instagram, postando selfies após as corridas e recapitulações em ambas as plataformas.
“Quando se está a treinar todos os dias, o tempo de recuperação é limitado”, acrescentou Shevit. “A principal razão pela qual consegui fazer isto, é porque não penso demasiado (correr). É como escovar os dentes.”
Shevit só começou a correr depois dos 40 anos. Ele já havia tentado por duas vezes, este desafio das meias maratonas mas teve que parar no dia 75 (ambas as vezes) devido a dores nas canelas. “A terceira vez foi o charme”, disse ele. “Como as minhas corridas são sobre resistência e não velocidade, não tive nenhum problema de recuperação. Preparo a minha corrida diária com três a quatro treinos de força por semana.”
“Gosto de manter as coisas simples”, disse Shevit. “O meu objetivo é inspirar outras pessoas. Se eu puder ajudar alguém a fazer isto, é tudo o que importa para mim.”
Quando iniciou o desafio, a sua meta era atingir cem dias consecutivos. Agora, ele chegou a 732 dias mas não parou, perseguindo o seu objetivo final de mil meias-maratonas consecutivas, que ele deve concluir em 6 de dezembro deste ano.