Na sequência das homenagens que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vem promovendo aos campeões olímpicos portugueses, Pedro Pichardo foi ontem homenageado. O local foi escolhido foi o Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, local de treino do campeão olímpico do triplo salto em Tóquio.
Pichardo recebeu uma obra de arte através de uma porta com o seu rosto gravado, feita por Telmo Guerra, emigrante na Suíça desde 2012.
No agradecimento, Pichardo disse: “Gostaria de agradecer ao Comité Olímpico e à Câmara de Setúbal pelo apoio que me têm dado. Agradeço ao Telmo Guerra que fez a porta, em nome da minha família. Estou muito feliz pela porta, é muito bonita.”
Já José Manuel Constantino, presidente do COP, disse: “Esta porta significa um sentimento de gratidão e de reconhecimento por aquilo que tu tens feito pelo desporto nacional e por Portugal. Esta é a nossa forma muito simples de te agradecer e de testemunhar esse agradecimento através da porta.”
Também presentes na cerimónia, estiveram Pedro Pina, vereador do desporto da autarquia setubalense e Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, que afirmou: “Tal como a porta simboliza, as portas abrem-se, há caminhos novos, mas eu sei que tu vais continuar este caminho, que ainda tens muito para nos trazer”.
O COP já homenageou Carlos Lopes, Nelson Évora e Fernanda Ribeiro, faltando assim, Rosa Mota, campeã na maratona nos JO de Seoul em 1988.