O norte-americano Kae Ravichandran venceu a categoria não binária da Maratona de Boston ao cortar a meta em 2h38m57s, com os restantes lugares do pódio a pertencerem a Cal Calamia com 2h51m00s, e Matthew Powers com 2h54m54s.
Ravichandran ficou feliz com o triunfo, apesar de um início rápido. Depois de passar à meia maratona em 1h16m52s, ela teve uma segunda parte difícil mas conseguiu concluir a prova no primeiro lugar.
A Organização de Boston (BAA) tinha anunciado em setembro passado, a criação de uma categoria não binária para esta edição. A Organização disse então que não tinha dados suficientes para definir os tempos de qualificação, acabando por recorrer aos mínimos femininos como referência.
“À medida que nos preparamos para provas futuras, os participantes podem esperar que os tempos não binários sejam atualizados de acordo”, disse a BAA num comunicado. “Vemos este primeiro ano como uma oportunidade de aprender e crescer juntos.”
Até agora, cinco das seis World Marathon Majors oferecem uma divisão não binária. Apenas a Maratona de Tóquio permite que os corredores se registem como homens ou mulheres.