Um programa de treino bem ajustado baseado no percurso, boa forma e experiência, permitiu a Evans Chebet o triunfo pela segunda vez consecutiva na Maratona de Boston.
No entanto, o treinador de Chebet, Claudio Berardelli, disse que a vitória não caiu do céu. Chebet conseguiu fugir do seu companheiro de treino Benson Kipruto, vencedor em 2021, quando faltavam menos de dois quilómetros para a meta e vencer em 2h05m54s. Foi a sua 14ª maratona e a terceira vitória nas Major Marathons.
“Em primeiro lugar, Chebet estava em boa forma e, em segundo lugar, o facto de ele conhecer muito bem o percurso da Maratona de Boston, ajudou-o a interpretar bem a prova”, disse Berardelli, que treina Chebet desde 2008.
Berardelli observou que o treino intensivo de quatro meses para Chebet e Kipruto, foi adaptado para se adequar às condições do percurso da Maratona de Boston.
“Focámos a nossa atenção nas subidas e descidas e funcionou muito bem”, disse Berardelli, acrescentando que a riqueza da experiência e maturidade de Chebet, não apenas na maratona, mas em Boston, funcionou para ele, pois ele sabia onde diminuir ou aumentar o ritmo.
“O programa de Berardelli funcionou bem para nós e as condições da chuva não afetaram os nossos planos”, disse Chebet.
Chebet disse que é sua intenção regressar em 4 de novembro a Nova York para a defesa do título. Mas ele vai manter em aberto, a possibilidade de estar presente no Mundial de Budapeste, marcado para 19 a 27 de agosto. “Isso vai depender muito do programa que Berardelli me vai dar”, disse Chebet.
O treinador disse que a próxima prova de Chebet dependerá do seu processo de recuperação, passados 20 dias.
“Evans será o único a decidir o que ele gostará de fazer a seguir, mas pessoalmente, acho que os Campeonatos Mundiais e os Jogos Olímpicos são as maiores conquistas para um atleta”, disse Berardelli que destacou também a importância de perceber se um atleta tem condições de ser competitivo em ambientes muito peculiares, principalmente em diferentes condições climáticas.
“É por isso que acho que Evans vai demorar um pouco para se decidir e tomar a melhor decisão”, disse Berardelli.