A ultramaratonista escocesa Joasia Zakrzewski, foi recentemente desclassificada do seu terceiro lugar numa prova britânica com 50 milhas (80,45 km), depois de se ter descoberto que ela andou de carro durante cerca de 2,5 milhas (4 km).
Depois de ter sido apanhada a fazer batota, ela foi capaz de dizer à BBC que embora tenha apanhado boleia de um amigo, a sua decisão de fazê-lo, “não foi maliciosa”!
Zakrzewski é dona de vários recordes escoceses e britânicos em ultramaratonas. Em fevereiro último, ela bateu o recorde mundial das 48 horas, embora este já tenha sido batido depois em março por Camille Herron.
Zakrzewski mora na Austrália e terá viajado supostamente à última hora para o Reino Unido, para correr no dia 7 deste mês, a ultramaratona entre Manchester a Liverpool, chegando na noite anterior à prova. Como ela disse à BBC, ela perdeu-se no meio do percurso, momento em que começou a ter dores nas pernas, que acabaram por tornar-se insuportáveis. Ela viu um amigo no exterior da prova e decidiu sair da mesma, entrando no seu carro. Segundo ela, teria dito então aos juízes que ela havia desistido.
“Quando cheguei ao posto de controle, disse-lhes que estava a desistir e que estava no carro”, disse Zakrzewski. “Eles disseram: ‘Você vai odiar-se se parar’.” Zakrzewski concordou e continuou, dizendo mais tarde à BBC que planeava apenas terminar a prova de forma não competitiva.
Porém e depois de cruzar a meta em terceiro lugar, Zakrzewski recebeu uma medalha, um troféu e foi convidada a posar para fotos do pódio. Ela não foi capaz de dizer a verdade e dizer que havia cortado o percurso. Disse antes, que o seu comportamento não tinha sido intencional.
“Cometi um grande erro ao aceitar o troféu e deveria tê-lo devolvido”, disse ela. “Eu estava cansada e com jet lag e … estava a sentir-me mal, distraída e sem pensar com clareza.”
Valeu o diretor da prova ter sido avisado de que ela tinha apanhado uma boleia de carro, durante o percurso. Drinkwater e a sua equipa verificaram os tempos de passagem no percurso e ouviram declarações de outros competidores, antes de avançar com a desclassificação de Zakrzewski. Como relatou o “The Guardian”, foi detetado que ela tinha corrido uma milha em 1m40s!
Com Zakrzewski desclassificada, a atleta Mel Sykes assumiu o terceiro lugar. “Sou uma idiota e quero desculpar-me com Mel”, disse Zakrzewski. “Eu nunca trapacearia de propósito.”