Tony Estanguet, presidente do Comité Organizador dos JO de Paris, anunciou os três percursos das provas de triatlo. Um para as provas individuais masculinas e femininas, outro para a estafeta mista e um terceiro para o triatlo paraolímpico.
As três provas terão início na Pont Alexandre III, e corresponderão aos marcos dos JO de Paris que querem destacar os principais locais icónicos da capital. Os triatletas partirão assim em frente ao Grand e ao Petit Palais, subirão os Campos Elísios, passarão, por exemplo, em frente aos Invalides, à Assembleia Nacional, ao Boulevard Saint Germain ou ao Museu d’Orsay.
A natação decorrerá obviamente no Sena onde, para as provas individuais, os nadadores terão de completar duas voltas (uma de 910 metros, outra de 590). “É a primeira vez que um triatlo olímpico é disputado num rio”, disse Tony Estanguet. A boa notícia é que os atletas terão a corrente a favor numa direção, mas nadarão contra a corrente na outra”.
Acesso gratuito ao percurso para os espetadores
Se houver algum motivo especial que inviabilize o Sena nas datas planeadas (30 e 31 de julho para as provas individuais, 5 de agosto para a estafeta mista, 1 e 2 de setembro para os Jogos Paraolímpicos), a Organização planeia recorrer a dias de reserva.
Uma vez fora de água, os atletas terão de subir os 32 degraus que conduzem aos cais altos (exceto nos Jogos Paraolímpicos) antes de subirem às suas bicicletas para percorrer (nas provas individuais) 40 km (7 voltas no total). Seguir-se-á a corrida de10 km (4 voltas a um circuito). Todas as transições ocorrerão na Pont Alexandre III, onde estará colocada a meta.
Os eventos serão de livre acesso ao público, com exceção de 3.000 lugares pagos na bancada, incluindo 1.000 na Ponte Alexandre III. São esperadas várias dezenas de milhares de espetadores.
Os eventos-teste serão disputados no circuito olímpico entre 17 a 20 de agosto deste ano.