O grupo UTMB anunciou uma nova “política de gravidez” relativa ao adiamento e prioridades de inscrição para atletas grávidas, atletas com a sua companheira grávida, atletas em processo de adoção ou barriga de aluguer. Trata-se de um grande avanço no seio do trail.
O grupo UTMB organiza várias provas com destaque particular para o Ultra-Trail du Mont Blanc, que reúne mais de 10.000 participantes em cada verão em Chamonix.
Para eventos do circuito cujo lugar é conquistado por sorteio, incluindo o UTMB Mont Blanc em Chamonix (alguns demoram vários anos até conseguir finalmente uma vaga), está planeado conceder às mulheres grávidas o reembolso total e acesso prioritário utilizável dentro de cinco ou dois anos, dependendo do tipo de prova. “Já os companheiros da gestante, bem como os pais em processo de adoção ou em processo de barriga de aluguer, terão a opção de adiar o registo em até dois anos ou serem reembolsados integralmente”, explicou a Organização, que assegura que “Esta política incentiva os corredores a voltarem a correr em trilhas num ambiente seguro e dentro de um período de tempo suficiente após o nascimento”.
Antigamente, o grupo UTMB aceitavam o adiamento apenas para casos de lesões.