A World Athletics está a analisar o caso do norte-americano Rana Reider depois deste ter admitido que teve um relacionamento íntimo com uma das suas atletas.
Rana Reider, treinador de renome mundial na velocidade, que foi objeto de uma investigação sobre várias queixas de má conduta sexual, foi formalmente sancionado pelo US Center for SafeSport, depois de ter aceitado que havia um ‘desequilíbrio de poder’ na dinâmica com uma ‘atleta adulta’ no seu grupo.
Uma declaração do advogado de Reider, Ryan Stevens, disse que o norte-americano “não foi considerado culpado de nenhuma outra alegação de má conduta sexual”, com o treinador colocado em liberdade condicional por um ano pelo SafeSport e obrigado a fazer um curso online.
Resta a possibilidade de haver novas sanções para Reider, que treinou o atleta olímpico britânico Adam Gemili até agosto passado, e também estava a trabalhar com Daryll Neita, antes da sua saída nos meses seguintes, após as queixas terem sido divulgadas publicamente em novembro de 2021.