A Federação Portuguesa de Atletismo decidiu alterar o local dos 108º Campeonatos de Portugal que estavam previstos para Leiria em 30 de julho, passando-os para Braga.
No comunicado emitido, a Federação justifica a alteração com a necessidade de garantir as melhores condições técnicas aos atletas. “Esta decisão decorre da dificuldade em ter pistas de atletismo com condições adequadas para a realização de competições de elevado nível e das alterações ao sistema de qualificação pelo World Ranking, que têm um impacto direto na qualificação dos nossos atletas para as grandes competições internacionais”.
Segundo a Federação, apenas cinco dos 24 atletas qualificados para o Mundial de Eugene em 2022, o conseguiram de forma direta, com os restantes a conseguirem-no através do ranking da World Athletics. Para a Federação, “considerando que os Campeonatos de Portugal são a prova mais pontuada do calendário competitivo nacional e que a qualificação para o Campeonato do Mundo está em causa, importa então reunir as melhores condições possíveis, essenciais para assegurar uma eventual qualificação … A escolha do local para a realização de competições, tem ainda de ter em consideração os fatores ambientais externos, nomeadamente os ventos, que devido ao atual sistema de pontuação, são determinantes para a qualificação através do referido World Ranking”.