A Lululemon, empresa canadiana de roupas desportivas fundada em 1998, vai lançar uma Ultramaratona de seis dias só para mulheres.
A prova terá lugar em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, estando selecionadas dez ultramaratonistas: Camille Herron, Devon Yanko, Kayla Jeter, Leah Yingling, Mirna valerio, Montana Farrah-Seaton, Stefanie Flippin, Vriko Kwok, Xiomeng Jia e Yoon Young Kang.
Uma das participantes, a norte-americana Camile Herron, bateu em março último na cidade de Camberra, o recorde mundial de 48 horas com 435,336 km. “Estou honrada em juntar-me a este grupo fenomenal de atletas, elevar a corrida feminina e celebrar o nosso potencial humano”, disse ela.
A Lululemon disse que irá fazer uma parceria com o Canadian Sport Institute Pacific para conduzir estudos de investigação em atletas durante o treino e na própria ultramaratona, para melhor compreender o desempenho da resistência feminina e o desempenho da resistência humana em geral.
“As mulheres estão estabelecendo continuamente novos recordes de ultramaratona, com a diferença entre o desempenho masculino e feminino a parecer diminuir, à medida que os humanos correm”, disse Trent Stellingwert, consultor sénior de inovação e pesquisa do Canadian Sport Institute Pacific. “No entanto, há pesquisas limitadas neste espaço, o que cria uma compreensão tendenciosa da resistência humana, já que as mulheres estão fortemente sub-representadas na ciência do desporto.”
A Lululemon citou um estudo de revistas selecionadas referentes a ciência e medicina desportiva, em que apenas 4% a 13% dos estudos publicados eram exclusivamente femininos. A nova pesquisa pretende abordar o “conhecimento limitado sobre atletas do sexo feminino, ao mesmo tempo que consciencializa a necessidade de pesquisas adicionais”, disse a empresa.